Fiz um Pix para a conta errada. Tem como cancelar?

Todo mundo comete erros. Na hora de realizar a transferência de dinheiro para uma conta, pode ser que você digite um número errado. Esse erro é fatal, pois a quantia vai para a conta de um desconhecido.

Com o Pix, não é diferente. Ele é a ferramenta de transferência instantânea criada pelo Banco Central e que já caiu no gosto popular. Em um ano de existência já é o principal método de transações do país, superando TED, DOC, boletos e cheques somados. Um dos motivos para tanto sucesso é a rapidez para transações financeiras. Elas acontecem em, no máximo, 10 segundos.

Fiz um Pix para a conta errada. Tem como cancelar?Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

Contudo, será que tem como cancelar uma transferência feita para a conta errada? É muito difícil, mas pode acontecer.

Como proceder ao fazer um Pix para conta errada?

Conforme informamos anteriormente, as transações feitas por esse sistema de pagamento acontecem em, no máximo, 10 segundos. Por isso, após enviar o dinheiro, não dá para cancelar a operação. O Banco Central afirma que a única maneira de realmente cancelar um  Pix é antes de enviá-lo. É preciso conferir antes de clicar em “ir” o número da conta, agência e valores.

Caso você tenha feito a transferência para a conta de outra pessoa que não era o objetivo, a sugestão do Banco Central é entrar em contato com o recebedor para que ele faça a devolução da quantia. Ou seja, será preciso contar com a honestidade dos outros.

Todas as instituições financeiras que usam o Pix entregam uma opção que permite reenviar o valor ao pagador sem nenhum custo, sendo esse um processo bem simples e rápido.

Devolução ocorre mesmo para pessoas desconhecidas?

Infelizmente não. A opção que permite devolver o valor só é útil caso você conheça ou consiga falar com o dono da conta. Se esse não for o caso, infelizmente não há uma maneira oficial de recuperar o dinheiro, sendo possível apenas torcer para que a pessoa tenha bom senso e reenvie o Pix por livre e espontânea vontade.

O cliente até pode entrar em contato com sua instituição financeira para verificar se é possível realizar alguma ação, mas isso não garante que a quantia será estornada. Portanto, antes de encerrar a operação, se certifique de que os dados estão corretos, afinal erros acontecem.

Fonte: Rede Jornal Contábil .

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