Carnaval 2022: como vão funcionar os bancos e as agências do INSS?

Com a terceira onda da pandemia da Covid-19, diversos estados e municípios cancelaram novamente os pontos facultativos e as festas e desfiles de carnaval. Mesmo assim, os órgãos públicos não terão expediente durante o carnaval, assim como as agências bancárias e da Previdência Social.

Carnaval 2022: como vão funcionar os bancos e as agências do INSS?

Mas como ficam as contas que vencem nos dias 28/02 e 01/03 e os atendimentos do INSS? Veja a seguir nesta leitura.

Agências do INSS

As agências do INSS de todo o Brasil estarão fechadas para o atendimento ao público na segunda-feira (28/2) e na terça-feira (1/3). O atendimento será retomado na quarta-feira (2/3), a partir das 14h, para os segurados que tiverem agendamento marcado.

O horário diferenciado de atendimento segue o calendário de pontos facultativos do governo Federal, definido pela Portaria ME Nº 14.817, de 20 de Dezembro de 2021.

Quem teve atendimento marcado para a quarta-feira (2/3) na parte da manhã não precisa comparecer ao INSS. Basta ligar para o telefone 135 e consultar o novo horário de atendimento. O próprio INSS fará a remarcação.

Central 135 e Meu INSS

Durante o Carnaval, a central de atendimento 135 funcionará em horário normal, de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília. O cidadão pode ligar para o telefone 135 para realizar agendamentos, tirar dúvidas ou acompanhar seu pedido de benefício.

O portal Meu INSS também seguirá funcionando normalmente. Porém, quem quiser usar o atendimento humanizado da Helô, terá de aguardar até quarta-feira. A equipe de atendimento seguirá o mesmo cronograma das agências, retomando o atendimento após as 14h do dia 2.

Agências bancárias

Os bancos também não terão expediente durante o carnaval. O funcionamento será retomado na quarta-feira de cinzas, 2 de março, a partir das 12h, com o encerramento no horário regular.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), resolveu manter o feriado bancário, seguindo resolução do Banco Central, mesmo não havendo as Festas de Momo.

O que acontece com as contas vencidas nesta data?

A Febraban orienta os clientes dos bancos a utilizarem os canais digitais nos dias em que não houver expediente nas agências. As contas de consumo e carnês com vencimentos nos dias 28 e 1º poderão ser pagos no dia 2, sem acréscimo. Caso o vencimento não tenha sido ajustado pelos feriados, a Febraban orienta que o pagamento seja antecipado ou então, programado.

Portanto, o funcionamento dos bancos durante o carnaval ficou da seguinte maneira:

  • 28/2 (segunda-feira) – Fechado;
  • 1/3 (terça-feira) – Fechado;
  • 2/3 (quarta-feira de cinzas) – Abre a partir de 12h (nas cidades onde o expediente bancário termina antes das 15h, o horário de abertura será antecipado).

Fonte: Jornal Contábil .

Start typing and press Enter to search

Ligue para nós!
Iniciar conversa
1
Precisando de ajuda?
Olá! Como posso te ajudar?
Clique na seta abaixo para iniciar uma conversa